4 segredos de uma liderança duradoura

A maioria dos líderes que impactaram a História não almejam de início serem grandes líderes e sim grandes homens, o homem precede a liderança, assim como o caráter precede a honra.  É o que nos ensina John C. Maxuell, em Seleção vida de Líder.

Isto porque as qualificações pessoais possibilitam as qualificações na liderança.  Nelson Mandela, Madre Thereza de Calcutá e Gandi não tinham em mente se tornarem grandes lideres, mas a força moral de suas ações possibilitou-lhes que se destacassem como líderes mundiais. Tais lideres possuíam ao menos 4 características importantes, a saber:

O CARÁTER

 

O caráter é a possibilidade de fazer o que certo quando parece o mais difícil, de fazer escolhas geralmente complicadas e dolorosas, mas que resultam na eficácia de uma mente tranquila.

A PERSPECTIVA

A perspectiva nos permite ver o que deve ser feito para que um objetivo possa ser atingido. O ponto de vista de quem observa é fundamental na hora de tomadas de decisões e de escolhas a serem feitas, de acordo com a posição que se estiver, ou se observar um determinado problema, as respostas mudam consideravelemente.

Jesus viu a Maria Madalena como uma mulher que precisava de conforto e cura interior, mas os fariseus viram apenas uma mulher pecadora e perdulária (Mt. 26.6-13)

A CORAGEM

Correr riscos em busca de um objetivo, chegar aos limites, sem a coragem necessária isto se torna impossível. Grandes lideres são corajosos  porque constantemente estão diante de situações adversas, afinal, o que separa uma grande conquista de um fracasso retumbante é o momento que se decide ter coragem para assumir os riscos

A CONSIDERAÇÃO

A consideração é o que nos permite dar poder aos demais para que possam ser nossos aliados em nossa causa. Não existem lideres fortes com grupos fracos, se o grupo não puder desenvolver suas habilidades o líder não poderá ter sucesso algum. Um líder se fortalece quando fortalece os demais, mas enfraquece quando desprestigia aqueles que ele lidera.

By Júlio César Medeiros

Anúncios

2 comentários em “4 segredos de uma liderança duradoura”

  1. E muito mais esses exemplos de homens e mulheres, não eram politicamente corretos e sim autênticos, íntegros, regenerados como frutos de um coração devotado a soberania do Criador!!!

  2. Pingback: 4 segredos de uma liderança duradoura | Prof. Júlio César Medeiros – Júlio César Medeiros

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.