Plano de aula da Lição 11 . Esgotamento físico e tratamento (Burnout) da EBD Betel

 

1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110

ENFERMIDADES DA ALMA II

Este é um esboço da lição número 11. Um subsidio a mais para os professores e Superintendentes de EBD que quiserem se aprofundar mais no tema e de forma algum substitui o material da Revista, que deve ser comprado na Editora Betel, este esboço é apenas um simples complemento e auxílio aos superintendentes,  professores e alunos.

Obs. Os textos neste esboço não são copiados da revista a fim de não ferir os direitos do autor e da Editora publicadora, afinal, cada aluno deverá adquirir sua revista como texto de referência para seu estudo comprando nas lojas Betel, site da Editora Betel e igrejas do campo.

Lição 11 .  Esgotamento físico e tratamento (Burnout)

Nome:________________________________ Classe:_______________data:____________ igreja:___________________________Tempo de aula:_____________ Recursos Didáticos:__________________________________________

Texto Áureo:

Filipenses 2:3

(3)  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Verdade Aplicada

“Nosso envolvimento n a obra de Deus deve ser com equilíbrio, pois somos limitados e dependentes do Espírito Santo”

Objetivos:

1 – Explicar o conceito da Síndrome de Burnout;

2 – Revelar como os professores adoecem;

3 – Ensinar como os pastores são atingidos pela Síndrome de Burnout

 

Texto de Referência:

Isaías 40.28-31

28 – Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.

29 – Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

30 – Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão.

31 – Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

Resumo esquemático da lição :

Introdução:

Nesta lição, o autor trata de um assunto de suma importância: a Síndrome de Burnout. Uns a tratam como enfermidade, outros não. Ao longo do estudo, esclareceremos esta discordância e conheceremos melhor este mal.

Definição: Segundo o site do Hopsital Halbert Einstein, a definição desta síndrome seria: um termo psicológico que refere a exaustão prolongada e a diminuição do interesse em trabalhar, considerada um grande problema no mundo profissional da atualidade.

Ainda, o site afirma que O termo Burnout é utilizado quando o motivo primário do esgotamento está correlacionado com a atividade/ambiente profissional. Já o estresse pode aparecer em vários contextos. O termo vem do idioma inglês: burn (queimar) out (por inteiro).

Muitas vezes, se faz confusão entre Síndrome de Burnout e estresse. O que acontece, na verdade, é que os sintomas do estresse estão presentes na Síndrome de Burnout.

(Fonte:https://www.einstein.br/estrutura/check-up/saude-bem-estar/saude-mental/sindrome-burnout )

Dados sobre Sindrome:

  1. “Segundo o site:  http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_brasileiros/Jyy4A5y4

“Cerca de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de Bournout, o estágio mais avançado do estresse, segundo revela pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Managemet Association no Brasil). Segundo o levantamento, a doença causa um prejuízo de aproximadamente 4,5% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional ao ano, sendo que, comparando-se o desempenho de portadores de Bournout com os demais trabalhadores, verifica-se diferença de cinco horas a menos para os primeiros.

O Burnout, traduzido como fogo descontrolado, tem como características principais a exaustão, o ceticismo e a ineficiência, com 94% dos doentes se sentindo incapacitados para trabalhar, e 89% praticando presenteísmo, ou seja, estão presentes no trabalho, mas não conseguem realizar as tarefas propostas. Entre os sintomas, 93% dos afetados alegam sentir exaustão, 86%, irritabilidade, 82%, falta de atenção e 74% têm dificuldade de relacionamento no ambiente profissional. Além disso,outros 47% sofrem de depressão.

No geral, diz o Instituto, 70% dos brasileiros sofrem de estresse, o que faz o País ocupar a segunda colocação entre oito países pesquisados, ficando atrás somente do Japão. Dentre os motivos que levam os brasileiros a ficarem estressados, a psicóloga e presidente do Isma-BR, Ana Maria Rossi, aponta a pressão diária do trabalho, juntamente com o trânsito e, este ano, as eleições e o futuro político do Brasil.

No que diz respeito ao Burnout, para minimizar o efeitos da doença, a especialista diz que as empresas devem tentar oferecer segurança no trabalho, proporcionar apoio social, promover um ambiente sem favoritismos e politicagens, além de gratificar os funcionários”

(Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_brasileiros/Jyy4A5y4 )

QUESTIONÁRIO

1. O que devemos pedir a Deus?

R.: Que opere, renovando as forças e dando solução para o problema  (2Co 4.16).

2 . O que nos últimos tempos, tem sido veiculado pela mídia?

R.: Que muitos professores estão sendo atacados dentro da sala de aula por alunos violentos e descontrolados (Pv 16.29).

3. Qual é a função da Igreja?

R.: Dar suporte emocional e espiritual (Sl 37.8).

4. O que a Bíblia nos Orienta?

R.: A mantermos a nossa confiança e segurança em Deus, pois Ele tem cuidado de nós  (Sl 37.3-5)).

5. A quem fomos chamados para servir?

R.: Ao Senhor da Obra (Rm 11.36a).

Bibliografia:

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal – CPAD – ARC

Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD

Bíblia do Culto – Editora Betel

Revista EBD Betel Dominical Professor – 1 trimestre 2019, ano 29, número 110 – Editora Betel

PAE – Plano de Aula Expositiva – Auxílio EBD – http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/

Assista a video Aula da lição 11 clicando no link abaixo:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.