Lição 10 – Como ajudar os que sofrem com narcisismo – TPN -Comentário à EBD-Betel

 

1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110

ENFERMIDADES DA ALMA II

Este é um esboço da lição número 8. Um subsidio a mais para os professores e Superintendentes de EBD que quiserem se aprofundar mais no tema e de forma algum substitui o material da Revista, que deve ser comprado na Editora Betel, este esboço é apenas um simples complemento e auxílio aos superintendentes,  professores e alunos.

Obs. Os textos neste esboço não são copiados da revista a fim de não ferir os direitos do autor e da Editora publicadora, afinal, cada aluno deverá adquirir sua revista como texto de referência para seu estudo comprando nas lojas Betel, site da Editora Betel e igrejas do campo.

Lição 10  – Como ajudar os que sofrem com narcisismo –   TPN

Nome:________________________________ Classe:_______________data:____________ igreja:___________________________Tempo de aula:_____________ Recursos Didáticos:__________________________________________

Texto Áureo:

Filipenses 2:3

(3)  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Verdade Aplicada

“No enfrentamento da tendência egocentrista do ser humano, é importante conhecermos o que a Palavra de Deus revela sobre a origem do ser humano, sua condição e plano divino de redenção”

Objetivos:

  1. Mostrar o que é o TPN;
  2. Ensinar como conviver com o TPN;
  3. Apresentar os traços do TPN.

 

Texto de Referência:

II Tm. 3.1-5

Resumo esquemático da lição :

Introdução:

Nesta lição é abordado a o TPN ou Transtorno de Personalidade Narcisista

Definição: Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco.

  1. TPN e seus sintomas

Requer um diagnóstico médico, mas os sintomas incluem uma necessidade excessiva de admiração, desrespeito pelos sentimentos dos outros, incapacidade de lidar com críticas e senso de direito exagerado.

As pessoas podem ter:

Sintomas psicológicos: grandiosidade ou narcisismo

Também é comum: indiferença pelos sentimentos dos outros, isolamento social, necessidade de admiração ou traços de insensibilidade e afetividade restrita

  1. Fatores que levam ao TPN

O autor também ressalta que o transtorno é mais comum em homens, e que são os fatores genéticos e ambientais que levam ao transtorno

  1. Humildade, uma arma contra o TPN

Segundo o autor, a humildade é um importante fato de combate ao narcisismo, uma vez que a pessoa que sofre deste transtorno demonstra um sentimento exagerado sobre o si mesmo e o seu papel admirando e exaltando seus valores e conquistas.

Porém, a humildade nos leva reconhecer nossas falhas e problemas.

  1. O engano do Orgulho

Alguém já disse que o pecado principal do diabo é orgulho porque ele é capaz de atingir qualquer pessoa. (Sl.90.10)

O orgulho é uma emoção sutil que destrói por dentro e transforma razão em julgamentos e percepções aumentadas da realidade. O orgulho é o conhecimento acumulado sobre determinado aspecto, utilizado para fortalecer a ilusão de estarmos certos e comprovar que o outro está errado.

O orgulho se ramifica em arrogância, soberba, presunção, prepotência, vaidade, egocentrismo, intolerância, desdém, inflexibilidade e preconceito.

Discuta com sua classe os males do orgulho.

Frases sobre a orgulho que você pode citar na classe:

“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si”.(Voltaire);

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe”(Leonardo da Vinci)

O que a Biblia diz sobre o orgulho

“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra”( Provérbios 29:23)

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.”( Provérbios 16:18)

  • Convivendo com o TPN

Dificilmente o doente se enxerga como tal, somente a humildade e um posicionamento bíblico pode ajuda-lo a reconhecer a necessidade de se enfrentar o problema.

  • Uma atitude a ser evitada

O autor cita o exemplo do Publicano e do Fariseu no templo, discuta a passagem de Lc.18.11-12 em sua sala de aula

O fariseu não foi ao templo a orar a Deus, e sim anunciar a todo aquele que podia lhe ouvir quão bom era. O publicano reconheceu seu pecado e pediu misericórdia. Acreditar-se justo por mérito próprio é perigoso pois conduz ao orgulho, motiva desprezo a outros e impede de aprender mais de Deus. Devêssemos fazer nossa a oração do publicano porque necessitamos a misericórdia de Deus todos os dias. Não permita que o orgulho lhe impeça de reconhecer sua necessidade de Deus.

  • A arrogância comum ao narcisista

O narcisista termina sendo arrogante e prepotente.  

  • Um explorador de relações pessoais

Segundo o comentarista, o narcisista trata as pessoas bem quando lhes convém,  depois de conseguirem o que querem, desprezam aqueles que de alguma forma lhe ajudou, humilha e abandona.

  • Observando os traços de narcisismo

O TPON pode ser observado na adolescência e os homens são mais acometidos que a mulheres.

  • O perigo a síndrome do herói

A síndrome do herói se dá devido a uma incapacidade de adapatação geralmente manifesta na adolescência e pode ser um sinal do TPN

  • Tratando o Narcisismo:

A presença do transtorno da personalidade narcisista a priori já deixa claro que há um quadro instalado que traz sofrimento ou faz sofrer e isso por si só é suficiente para indicar a procura de ajuda que não obrigatoriamente deve ser um psiquiatra. Assim qualquer serviço de saúde pode ser um primeiro local para acolhimento desse sofrimento.

Não existe um tratamento farmacológico especifico para o transtorno da personalidade narcisista e apenas são empregados medicamentos para tratamento dos transtornos comorbidos.

Em geral, é feita psicoterapia em que ocorre: exame do significado do sucesso; consciência de limites e perspectiva dos outros; exame das crenças sobre valor pessoal e emoções e desenvolvimento de alternativas construtivas.

  • Apresentando a manifestação do caráter de Deus

Neste ponto, o autor chega ao ponto da psicanalise discute como o ápice ou principal característica do narcisista, segundo Sigmund Freud. O sexo. O narcisista ama não apenas a si mesmo, como o próprio corpo. O autor demonstra como tal comportamento esta contrário a vontade o caráter divino preconizado em I Co7.4.

Conclusão

O ressalta que o transtorno é mais presente do que se imagina e que devemos pedir ajuda a Deus para cuidadar dos que sofrem deste transtorno.

QUESTIONÁRIO

R1. Que em nada podemos ser orgulhosos

R2.Um clássico exemplo de narcisismo

R3. Os que andam em humildade

R4.Deus (Tg.4.6)

R5.A  Palavra de Deus (Sl. 86.7)

Bibliografia:

Revista Betel Dominical. Enfermidades da Alma II. Lição 4. Enfrentando o transtorno do sono. 1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110.

Bíblia do Culto. Versão Almeida e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora Betel, 2017

http://books.google.com/books?id=NfFqhs2R3DoC&pg=PA278

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-de-personalidade-narcisistahttp://www.scielo.br/pdf/estpsi/v29s1/07.pdf_acesssado em 27-02-2019.

http://1ipvilhena.blogspot.com/2010/02/aconselhando-pessoas-deprimidas.html_acessado em 27/02/2019.

Assista a nossa Pré-aula no YouTube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.