Comentário da Lição 3. Tratando de Comportamentos persistentes de desobediência da (Editora BETEL)

1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110
ENFERMIDADES DA ALMA II
Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento
de distúrbios emocionais e outros transtornos

Este é um esboço da lição número 3. Um subsidio a mais para os professores e Superintendentes de EBD que quiserem se aprofundar mais no tema e de forma algum substitui o material da Revista, que deve ser comprado junto a Editora Betel, este esboço é apenas um simples complemento.

Lição 3 – Tratando de Comportamentos persistentes de desobediência da Editora BETEL

Objetivos:

  1. Apresentar o que é TOD;
  2. Mostrar o quão prejudicial este transtorno pode ser para a vida espiritual
  3. Ensinar meios de identificar o TO

Texto Aureo

Atos 9:5

(5)  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Verdade Aplicada

Sermos submissos à vontade de Deus é o caminho para uma vida bem-sucedida

Texto de Referencia:

Juízes 17:1-10

Introdução

Como pode alguém ter a intenção de desafiar o Criador? Embora pareça algo impensável, nesta lição falaremos sobre um transtorno de comportamento que pode levar o indivíduo a tomar este de atitude.

1.1. TOD nas crianças

O TOD geralmente tem uma atenção maior quando se apresenta em crianças. É sabido que toda criança passa por uma fase de rebeldia onde tende a desafiar os pais e as regras que lhes são impostas. Atitudes de curiosidade, questionamento e irritabilidade podem ser normais. Entretanto, é necessário quando não consegue obter que quer resistindo assim as regras e incomodando os adultos com questionamentos constantes.

“Essas crianças costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da escola por causa de seu comportamento difícil. Os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa. Entre os irmãos, são preteridos, mal falados e considerados como “ovelhas negras” tratados, assim, diferentes e mais criticados pelos pais”.(Fonte: https://neurosaber.com.br/entenda-o-que-e-o-transtorno-opositivo-desafiador-tod)

1.2. Adolescentes indesejados

O Transtorno de Oposição Desafiante, se não for cuidado na infância, invadirá a adolescência tornando este momento dá cria cão e educação muito mais difícil.

“A associação do TOD com TDAH é frequente (50% dos casos), deve ser observada e investigada em todas estas crianças para que sejam tomadas as medidas necessárias, a fim de prevenir problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar. O ambiente doméstico conturbado, com pais divergentes quanto ao modo de educar e conduzir o (a) filho (a) e de como estabelecer parâmetros, podem também causar o TOD, mas evidências mostram que existem fatores genéticos e neurofisiológicos predispondo o seu desenvolvimento”. (Fonte: https://neurosaber.com.br/entenda-o-que-e-o-transtorno-opositivo-desafiador-tod/)

Vida espiritual prejudicada pelo TOD

O capítulo 17 de Juízes relata a história de um homem chamado Mica. Com sua atitude de buscar uma maneira pessoal de se relacionar com o mundo espiritual, ele resolveu criar para si um objeto de culto.

Mica ou Miqueias era um homem da região de Efraim,  e sua mãe era uma comerciante rica. Mica, roubou de sua mãe cerca de 1.100 moedas de ouro que ela havia guardado como fruto do seu trabalho . A mãe de Mica, por sua vez, lançou uma maldição sobre o ladrão. Com medo,  Mica confessa.

Pessoas que sofrem deste mal são capazes de fazer mal aos próprios pais, elas nem sempre são necessariamente más, mas muitas vezes precisam de ajuda.

2.1. A escolha de Mica

Embora o autor do livro dos Juízes declarasse que “cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6), é bem possível que houvesse homens que se mantiveram leais à revelação de Moises.

Jônatas pede emprego a Mica e ele faz uma proposta de emprego: dez ciclos de prata por ano, vestuário e alimentação. Em troca, Jônatas seria seu sacerdote particular.

.

2.2. O TOD compromete a percepção

A insubmissão de Mica deixa claro a sua falta de percepção em relação a tudo que determinava os ensinamentos de Moisés. (Dt. 11.18-25)

 Exemplos te teimosia na Bíblia:

Israel

Êxodo 32:9: E Yahweh disse mais a Moisés: “Tenho observado este povo: eis que é um povo de dura cerviz, teimoso.

2 Crônicas 36:13: Além disso, rebelou-se contra o rei Nabucodonosor, que o tinha feito jurar por Deus. Mas mesmo assim, continuou teimoso e arrogante para não se arrepender dos seus atos e voltar a Yahweh,  o SENHOR, Deus de Israel.

Oseias 4:16. O povo de Israel é rebelde e teimoso como uma bezerra selvagem. Como poderá Yahwehapascentar sua gente como cordeiros na campina?

3. Identificando o TOD

Devido ao avanço da ciência, tem sido cada vez mais fácil a identificação destes sintomas.

Os comportamentos do transtorno de oposição desafiante podem se manifestar em apenas um ou em vários ambientes, como escola, casa, casa de familiares e amigos, entre outros. “Os sinais e sintomas mais marcantes do transtorno opositor desafiador (TOD) são a rebeldia, a teimosia e a recusa em obedecer os adultos” (Fonte: https://medicoresponde.com.br/como-identificar-o-transtorno-opositor-desafiador-tod/)

3.1. Esperando a aprovação de Deus

Uma atitude interessante na história de Mica é que ao se encontrar

perdido nas suas atitudes resolve modificar o seu plano de ter um

local de adoração familiar.

3.2. Rebeldia ministerial

E natural que portadores do TOD se juntem a pessoas com o mesmo problema. O desenlace da história mostra também Jônatas corrompido pela avareza estava pronto para trair seu patrão. Jônatas é cúmplice no saque dos ídolos e das roupas sacerdotais por um pouco mais de dinheiro acaba mentindo, a avareza toma conta de seu espírito.

3.3. Evitando o desenvolvimento do TOD

Infelizmente, muitos lares cristãos deixaram a prática do culto doméstico (Dt 11.18-22), Com isto a possibilidade do crescimento de casos de TOD pode aumentar, pois onde não existe um governo, como no tempo dos juízes em Israel, cada vive segundo a sua própria vontade.

Conclusão

Muitos cristãos, por sofrerem com o TOD, não conseguem se firmar na Casa do Senhor. Cabe então a cada membro do Corpo de Cristo, com o auxílio do Espírito Santo, da Palavra de Deus e desta lição, procurar identifica-los e ajudá-los para que possam ser bênção para sua família e para a obra de Deus (1Co 12.25).

Baseado na Lição 3 – Tratando de Comportamentos persistentes de desobediência da Editora BETEL

Assista a video aula da lição 3.
Tratando de Comportamentos persistentes de desobediência

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.