Como superar o Luto

Hoje, dando continuidade ao estudo de como superarmos o luto através da Bíblia, gostaríamos de examinar o episódio de Lucas 7.11 a fim de vermos como história em particular pode nos fornecer explicações sobre como enfrentarmos situações de  perda.

A história começa com um jovem que está morto. Ele representa a próxima geração. Este jovem representa o futuro. Toda esperança de sua mãe nele estava depositada. Ele era o próprio futuro para aquela mulher. A Bíblia diz – que “era uma viúva” Isso significa que ela também havia perdido o marido. Então, após sofrer uma tremenda perda, ela podia ver aquele que iria a proteger e dar segurança também partir nos braços da morte.

Ela entrou em choque: “O que vai acontecer comigo?”  indagava-se enquanto seguia em direção ao cemitério.  Não só ela perdeu o filho, mas ela perdeu seus sonhos de futuro. Então a mulher entrou em profunda tristeza. Ninguém poderia consolá-la. O luto é isto: um processo pelo qual chegamos a um acordo com a perda. E só há luto se existe entre nós e o morto uma profunda conexão, ou seja, lamentamos a morte dos que são muito próximo a nós.

O luto se constitui de várias etapas que, segundo o pastor Mike Connell, consiste nas seguintes etapas:

A primeira é o choque: “Eu não posso acreditar que isso aconteceu”; Na sequência após o choque, a próxima sensação ou emoção que as pessoas sentem é uma grande raiva. A ideia de que algo que eu possuía “foi tirado de mim”.  A próxima fase do luto muitas vezes consiste em culpar alguém (Gn. 35.16).  A próxima fase do luto é a depressão ou tristeza. Finalmente, a pessoa chega a uma local decepção e precisa urgentemente reajustar o curso da sua vida. O problema se dá quando ela estaciona na tristeza e dela não consegue sair.

Há pessoas que entram em luto não apenas por pessoas, mas por coisas também. A perda de um imóvel, um bem; por situações como um divórcio, um abuso sexual sofrido, uma traição, um abandono, tudo isto pode ser o motivo para que pessoas vivam aprisionadas na tristeza e luto eternos.

É neste momento, meu caro leitor, que devemos encontrar Jesus como a viúva de Naim e deixar que transforme a nossa situação de morte em vida. Pois o nosso Deus é o Deus de toda Consolação (2 Co.2.1), Ele nos Consola conforta-nos quando tudo parece perdido (Rm 15.13).

Talvez você também esteja atravessando um luto em sua vida e o nosso conselho é o de que você deixe Deus consolar você e Jesus mudar a situação em que você se encontra. É hora de dar prosseguimento a vida, e ouvirmos Jesus nos dizendo: Não Chores!

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” show_only_email_and_button=”true”]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.