3 ações que potencializarão a sua liderança

Em qualquer área na vida, existem ações que potencializam determinadas situações trazendo crescimento e produtividade. O líder também precisa despertar o seu potencial através de práticas que maximizem os seus resultados. hoje abordaremos pelo menos três ações que poderão tornar a sua liderança, de fato mais eficaz e produtiva, pois não há nada pior do que trabalhar sem ver o seu fruto gerado.

Muitas vezes isto acontece porque não estamos exercendo ações que possam, de alguma forma, impactar aqueles que estão a sua volta e portanto, gerando o resultado necessário. Existem, muitas, mas por hora, porporemos estas:

1. RESPONSABILIZE-SE:

Liderar, em qualquer área na vida é responsabilidade, assumir os erros cometidos é fundamental para quem deseja uma liderança de impacto positivo. Assumir o erro também demonstra o  caráter do líder, e,  ainda, a nobreza contida na humildade que é o de dizer ” me desculpe, eu errei”.

Assuma quando você errar, não tenha medo das críticas que irá receber por ter se equivocado, é melhor que seus liderados percebam desde logo que você é um ser humano normal que, como eles  também comete erros, isto irá demonstrar a eles o que você também esperará deles quando eles errarem.

Nunca é tarde para se reparar o erro cometido, pior é prosseguir mesmo sabendo que não escolheu o melhor caminho a seguir ou que a tática foi um fracasso.

    Peça, desculpas e comece de novo

2. SUPERE SEUS LIMITES

A divisa entre o fracasso é o sucesso é a coragem de ir além dos limites estabelecidos, quer sejam físicos, emocionais, econômicos ou de qualquer outra área.

A superação dos limites será fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes na liderança. A cada passo e desafio vencido, você perceberá que cresceu, que deu um passo mais a além, na direção da descoberta do seu verdadeiro potencial.

    Seu potencial só pode ser desenvolvido, na medida em que você supera seus limites

3. COMPARTILHE AS SUA FERRAMENTAS

Na época da Guerra Fria, confronto ideológico entre a URSS e os Estados Unidos da América, no século XIX, se julgava que o segredo era grande arma.  Acreditava-se que deter a informação era mais importante do que compartilha-lha, afinal, quem detinha a informação, dizia-se à época, possuía vantagens sobre os seus adversários.

Hoje esta lógica está ultrapassada. A informação não é mais um privilégio de quem quer que seja. Todos, de uma forma ou outra possuem a informação que é vinculada na Internet, no seu celular, smartphone, iPhone etc. Compreende-se que agora que, o segredo está em justamente compartilhar o conhecimento.

O líder que não compartilha o que  sabe ficará sozinho e isolado, a final, ninguém é o dono da verdade, por isto, o líder que não compartilha não faz o mais importante que o de instruir o seu grupo a fim de que eles cresçam.

Não queira ser do tipo de líder mágico, aquele que do nada, tira um coelho da cartola! as pessoas não se impressionam mais com isto, liderança não é mágica, é esforço e dedicação, quando você compartilha o que sabe e como chegou a este ou aquela solução você ao mesmo tempo que demonstra claramente como fazer, você também ensina de forma que eles também pratiquem e não apenas sigam os seus passos, mas que possam criar novos métodos. Isto com certeza potencializará a ação de forma surpreendente.

    Compartilhe o que você sabe, compartilhe o que você tem, compartilhe quem você é.

Na liderança é assim: se compartilha as ferramentas, supera-se a si mesmo e assume-se os erros cometidos, se não fora assim, pode ser qualquer outra coisa, menos liderança.

Para saber mais, acesse o nosso curso de liderança on line,

no YouTube: Curso de Liderança Ministerial

Ou no meu livro: Os 7 Segredos da Liderança, já diponível na Amazon.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.