Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.(Hb.2.2)

Muitas pessoas não sabem, mas escrever pode ser um ato poderoso. Está cientificamente comprovado que“Escrever estimula um monte de células na base do cérebro chamado de Sistema de Ativação Reticular Ascendente (ARAS)”, de acordo com revista  LifeHacker.com, uma revista de publicações científicas americana. “O ARAS atua como um filtro de ações processadas pelo cérebro, fazendo com que você fique mais “focado” no que esta desenvolvendo no momento. O ato de escrever estimula  este processo cerebral. 

Cientistas da área concordam que, quando você escreve, você estimulando o ARAS enviando sinais para o seu córtex cerebral, ou seja, ao anotar um objetivo, ou um dado, seu cérebro se esforça ao máximo para alcançar o que foi escrito maximizando assim as chances e de ser ter sucesso naquilo que se deseja realizar. Uma variedade de coisas acontecem no seu cérebro ativando diversas áreas importantes para a concentração e retenção do conteúdo.

 

Basta de Teclados!

Já para professora Drª em Psicologia Educacional da  Virginia Berninger, da Universidade de Washington, EUA, principal autora do estudo, Virgínia Berninger chegou à conclusão de  que escrever à mão desenvolve o raciocínio.  Foi o que comprovou a sua pesquisa com crianças com dificuldade de aprendizagem. Após a aplicação de exercícios de caligrafia elas desenvolveram melhor a sua capacidade cognitiva. De fato, escrever, acaba exigindo mais atenção e estimula muito mais a nossa capacidade mental.

Você também pode estimular a sua produção deixando de lado o teclado, pegando uma folha de papel e o velho lápis e escrevendo suas metas, sonhos objetivos e anseios. Ao menos, como diz a epigrafe do texto sagrado  “escreve a visão” porque não basta apenas ver o futuro e seus objetivos é preciso captá-los de alguma forma e escrever é a melhor maneira para isto. Vamos lá:

  1.  Escreva seus objetivos em pequenos pedaços de papel sempre que você puder. Não espere para anotar depois, escreva logo, pois a sua mente também te trai e você poderá se esquecer.
  2. Desenvolva o habito (Sei que é difícil na era do advento do Smartphone) carregar papel e caneta para anotações. Assim não ira perder nenhum registro importante. Lembre-se o papel nunca descarrega a bateria!
  3. Escreva suas metas diárias para o dia seguinte, mas não se esqueça de checá-los durante o dia! após a conclusão de cada item risque como sinal de que você concluiu, a satisfação por ter concluído uma tarefa é um bom estimulante;
  4. Não se esqueça de estabelecer os prazos. De nada adianta planejar e calcular o tempo se você não tentar cumprir o que escreveu. E neste caso coloque as atividades de curto prazo, médio e longo prazo dentro da sua capacidade de cumprir as suas metas.
  5. Escreva não apenas tarefas e objetivos de vida, escreva tudo que lhe parecer bom, anote como se fosse um diário. Escrever pode ser uma ótima terapia.

 

Esteja preparado para as mudanças que ocorrerá na sua vida quando de fato você descobrir como a sua capacidade de estar focado aumentará quando escrever for um hábito.

 

By Júlio César Medeiros

 

 

 

LifeHacker.com.

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/06/25/nao-acabem-com-a-caligrafia-escrever-a-mao-desenvolve-o-cerebro.htm

http://www.tdjakes.com/posts/write-it-down-the-power-of-putting-your-ideas-on-paper?utm_content=buffer5e014&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.